"Se a música é o alimento do amor não parem de tocar. Dêem-me música em excesso; tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite."
William Shakespeare

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

The Carpenter; Album: Ticket to Ride



















 

Artista: The Carpenters

Album: Ticket to Ride

Gênero: Easy Listening, Adult Comtemporary, Jazz

Ano: 1969

 

 

Esse album era o gênese da sequência de coisas lindas que viriam a seguir, começava aqui uma discografia brilhante, e talvez, uma das discografias mais sentimentais produzidas até hoje. Meu primeiro contato com a música desse duo foi no carro do meu irmão (grande músico por sinal) onde ouvi a canção "This Masquerade" que eu ja conhecia muito bem só que na voz e na guitarra de George Benson.  

 

 

Este duo vocal/instrumental  americano, despontou no final da década de 60 e o album  citado na postagem foi o primeiro de 14, incluindo edições comemorativas e compilações. No decorrer da década de 70 o advento do rock se tornou esmagador na indústria musical, ainda sim, os Carpenters desenvolveram um estilo calmo, que os consagrou entre os músicos que mais venderam em toda história. A vida e música dos irmãos Carpenters rendeu até uma produção cinematográfica, que teve audiência considerável na época em que foi lançada (1989), sendo bem recebido inclusive pela crítica especializada.



Está obra já se torna extremamente interessante logo quando começa, a primeira faixa  chamada-se "Invocation", uma faixa totalmente acappella em que Karen e Richard formam um grande coro (todas as vozes), com a harmonização se utilizando das regras da harmonia tradicional, coisa linda que remete o ouvinte aos grandes coros de Bach. Outro fato interessante a ser analisado no disco é que com exceção das místicas orquestrações, todos os vocais, backings vocais e instrumentos são tocados por Karen e Richard, o que deixa explícito o talento dos irmãos. O nome do album é uma homenagem aos artistas que influenciaram quase tudo que veio depois deles: The Beatles! A música que dá titulo ao album é da dupla Lennon/McCartney e foi vestida em um belo arranjo escrito por Richard, a canção é a faixa 7 do album. Vale a pena destacar também um Jazz elétrico interpretado pelos irmãos na faixa chamada "All Can I Do" onde os vocais angelicais de Karen tomam uma roupagem mas densa, lembrando mesmo que de longe as divas do jazz dos 60.



De uma forma geral este album é fenomenal. As letras são poéticas e filosóficas escritas por John Bettis cairam como ótimas legendas para as composições dos irmãos Carpenters. As orquestrações escritas por Richard se tornaram marca registrada nos albuns que viriam a seguir, servindo de referência para muitos outros arranjadores que viriam depois. Album indispensável para qualquer cantor, compositor ou até mesmo para quem não é músico. Se você procura lindas músicas, lindos vocais, lindas orquestrações e belíssimas letras, este é o album certo para você.


 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário